Páginas

quinta-feira, 15 de março de 2012

Bom dia! Já tomou seu café da manhã?



Você se alimenta ao acordar? O desjejum, popularmente conhecido por café da manhã, além de ser a refeição mais charmosa do dia, é a mais importante. Enquanto estamos dormindo, ficamos em torno de 8 horas sem comer, e o nosso organismo não pára, consome muita energia nesse período para continuar com suas funções vitais. 
Ao acordar, precisamos repor essa energia perdida para realizar melhor nossas atividades do dia-a-dia.
Se você não come pela manhã, o seu nível de glicose fica muito baixo e alguns sintomas podem surgir ( mal humor, desempenho físico reduzido, tontura, auto-estima baixa, atividade intelectual reduzida e outros), mas ao comer algum alimento os sintomas desaparecem, isso acontece pois o organismo tenta com seus próprios mecanismos aumentar a taxa de açúcar no sangue.
A realização do  café da manhã ajuda a manter uma dieta saudável ao longo do dia, e com isso, reduzir o risco de comer em excesso. Então, a longo prazo, ajuda na manutenção do peso saudável e na prevenção do desenvolvimento da obesidade e doenças a ela relacionadas.
Dê preferência aos alimentos leves, ricos em fibras, vitaminas e minerais.


Agora que você já sabe porque é importante se alimentar de manhã, fiz uma listinha com alguns lugares bacanas pra você saborear um café da manhã bem gostoso no Rio de Janeiro.

  • CAFÉ DO ALTO. Localizado no Alto Leblon e servido nos fins de semana e feriados, a pedida é saborear o farto desjejum de sabor nordestino. São quase cinquenta itens no bufê - aipim cozido, queijo de coalho, cuscuz de milho, ovo mexido com carne-seca, bolo de rolo e pé de moleque, entre outros, além de queijos, frios, sucos, pães e iogurte natural. Rua Alberto Rangel, 71 (Clube Campestre), Leblon,  www.cafedoalto.com.br. 
  • GRINGO CAFÉ. Inspirada à moda americana, a casa serve café da manhã, o dia todo. O combinado para uma pessoa vem com ovos, bacon, linguiça ou presunto, mais panqueca ou waffle, suco e expresso, cappuccino ou café americano. Rua Barão da Torre, 240, loja A, Ipanema,  www.gringocafe.com.br. 
  • TERZETTO CAFÉ. Apenas pela manhã, eles servem 4  opções de desjejum. A versão simples vem com pão, bolo, manteiga, geléia e uma bebida quente. Tentações doces ficam expostas na vitrine. Rua Jangadeiros, 28, loja D, Ipanema.
  • CONFEITARIA COLOMBO. Fundada em 1894, o lugar é conhecido por ter sido ponto de encontro de artistas, políticos e intelectuais. A decoração dos salões, traz de volta o glamour dos tempos em que Paris inspirava a arquitetura e vida cultural do Brasil. Nesse cenário, é possível curtir um agradável café da manhã. O mais simples inclui chá, café ou chocolate, leite, manteiga, geléia, mel, queijo prato ou minas, presunto, pão de leite, torradas e um suco de laranja. O especial contém também croissant, frutas e cereais. No Café do Forte, filial da confeitaria no Forte de Copacabana, o café da manhã vem com café, chá ou chocolate, leite, manteiga, mel, geléia, mini brioches, presunto, queijo prato, torrada petrópolis, suco de laranja, cereais, iogurte, fatia de bolo, casadinhos, petit-fours e palmiers. Rua Gonçalves Dias, 32, Centro; Praça Coronel Eugênio Franco, 1, Posto 6, Copacabana,  www.confeitariacolombo.com.br. 
  • CAFEÍNA. Não importa a unidade, o ambiente é bem decorado, com tijolinhos, detalhes de ladrilho hidráulico, madeira e ferro. O espaço convida a um desjejum sem pressa. São onze opções, como o natural: bebida quente, suco de laranja, pão de oito grãos, minibaguete, cereais, meio mamão papaia, queijo de minas, peito de peru, iogurte com granola, manteiga, geléia, requeijão e mel. Rua Farme de Amoedo, 43, Ipanema, www.cafeina.biz. 
  • APETITE CAFÉ. Um bom lugar para aproveitar a leitura do jornal na companhia de farto café da manhã. Uma versão para duas pessoas tem café com leite, suco de laranja, mamão, ovos mexidos, manteiga, geléia, frios e bolo do dia. Rua Rainha Elizabeth, 122, loja D, Copacabana.
Gostaram das dicas? 

Super beeijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário